"Não vai ser a enchente do ano passado, mas vai ser parecido": moradores do Passo do Verde temem impactos da nova cheia em Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Moradores do distrito do Passo do Verde, em Santa Maria, estão enfrentando os efeitos das chuvas que atingem a região central do Estado desde o início da semana. O nível do Rio Vacacaí ultrapassou a cota de inundação e chegou a seis metros até a tarde desta quinta-feira (19). Por conta da cheia, o acesso à localidade só é possível por meio de barco.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a prefeitura de Santa Maria, equipes da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, por meio da Defesa Civil, e da Secretaria de Desenvolvimento Rural estiveram no distrito, na manhã desta quinta (19), para verificar a situação. No local, foram cadastradas 45 famílias para receber eventuais auxílios humanitários, como água e alimentos.


Enquanto o nível do rio não baixa, os prejuízos começam a se acumular. Ainda se recuperando das enchentes de maio de 2024, o mecânico Leandro Weber, 53 anos, morador da região há três anos, relata preocupação. Ele conta que ainda está pagando prestações de eletrodomésticos perdidos na última enchente e teme novos danos.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

– No ano passado, perdemos bastante coisa. A geladeira é a última prestação que estamos pagando. Perdi máquina de lavar, geladeira, armário. Agora, a gente perde mais um pouco de coisas também. É viver enxugando gelo, como se diz. Trabalhamos só para botar as coisas para dentro de casa – afirma.


Frequentador há mais de 40 anos do balneário que leva o nome do distrito, Weber diz estar atento ao comportamento do rio. Segundo ele, o volume de chuva, por enquanto, não é o mesmo de 2024, mas os impactos podem ser semelhantes. Por precaução, o mecânico deve permanecer na casa de parentes em Santa Maria até que a situação se normalize.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Na margem da BR-392, dentro de um carro, Emanueli Figueiredo, 33 anos, amamentava o filho Pedro, de oito meses, enquanto aguardava a melhora nas condições para retornar para casa. Assim como outros moradores, ela aguarda a diminuição do nível do rio para voltar à residência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Corsan informa que 80% do abastecimento de água está normalizado em Santa Maria Anterior

Corsan informa que 80% do abastecimento de água está normalizado em Santa Maria

Pelo menos 10 municípios da região já decretaram situação de emergência por causa das chuvas; confira a lista Próximo

Pelo menos 10 municípios da região já decretaram situação de emergência por causa das chuvas; confira a lista

Geral